Te explicamos conceitos e porquês de um dos assuntos mais falados entre pessoas, empresas e governos que se preocupam com o meio ambiente.
A compensação de carbono é um caminho natural para empresas e governos engajados na responsabilidade sobre o aquecimento global e a crise climática. Aqui na Sana Sports, por exemplo, plantamos árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Instituto Inhotim, no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, durante o evento da Serra dos Arrepiados, realizado em setembro de 2021.
Mas sabemos que precisamos ir além. Afinal, na contramão do que a maioria das pessoas imagina, é equivocado pensar que a melhor forma de compensar as emissões de gases do efeito estufa acontece apenas com o plantio de novas mudas.
A compensação de carbono vai muito além.
O QUE É COMPENSAÇÃO DE CARBONO?
Primeiramente o conceito começou a ser popularizado a partir da década de 90, e especialmente quando as determinações do Tratado de Kyoto entraram em vigor.
Resumindo, essa é uma medida adotada para devolver à natureza o gás carbônico absorvido por suas produções ao longo dos anos. Ou seja, um esforço coletivo para ajudar a reduzir os impactos ambientais e promover atividades mais sustentáveis em todo planeta.
O QUE SÃO CRÉDITOS DE CARBONO?
Os créditos de carbono são os principais produtos de um novo mercado que prioriza a sociedade e o meio ambiente. Inclusive ao redor do mundo, são considerados commodities, “um termo que corresponde a produtos básicos globais não industrializados. Ou seja, matérias-primas que não se diferem independente de quem as produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional”.
Dessa forma, entendemos que o crédito de carbono é uma representação da tonelada de carbono que deixou de ser emitida na atmosfera, gerando um crédito.
1 crédito de carbono = 1 tonelada de gás carbônico
Assim, empresas que conseguem reduzir as emissões ganham uma espécie de 1) certificação ou 2) créditos. Já as organizações que não conseguem atingir a redução, compram créditos das que conseguiram, gerando, assim, a compensação.
Nesse cenário é possível encontrar a negociação de créditos de carbono de duas formas:
- No mercado regulado: ou seja, negociação entre nações
- No mercado voluntário: ou seja, na negociação entre empresas e instituições
BENEFÍCIOS DE FAZER A COMPENSAÇÃO DE CARBONO
Quando você abraça a causa da compensação e/ou neutralização de carbono sendo pessoa física, ajuda, sobretudo, a preservar o meio ambiente para gerações futuras. Sendo pessoa jurídica, a empresa ganha potencial para se destacar e se tornar uma peça-chave do novo mercado – aquele que citamos no início do artigo, que se preocupa com a sociedade e o meio ambiente.
Então entendemos que as marcas e nações, quando compram créditos de carbono:
- Geram recursos quase sempre investidos na comunidade local, ajudando a sociedade, além de colaborar com ecossistemas;
- Reduzem a emissão de gases tóxicos e ainda auxiliam projetos sociais, se destacando entre seus clientes/alvos e conquistando novas personas e públicos-alvos;
- Ampliam sua visibilidade e podem conquistar, também, o interesse de mais ou melhores investidores e acionistas.
Ou seja: quando um país ou empresa entende a relevância do conceito de sustentabilidade junto ao seu ecossistema de atuação, contribui para o desenvolvimento de suas comunidades, em particular, e do planeta, de maneira coletiva.
COMO VOCÊ PODE FAZER A COMPENSAÇÃO DE CARBONO
Apostar na compensação de carbono é urgente, pois promove a redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente. E ainda estimula o desenvolvimento sustentável e as ações coletivas para evitar o aquecimento global e a crise climática.
Por isso, empresários, empreendedores e gestores têm adotado medidas que favoreçam essa compensação. Algumas são:
- Identificar como está a emissão de carbono na empresa
- Descobrir quais as fontes de emissão de carbono
- Monitorar o quantitativo e coletar dados das emissões
- Reunir especialistas e estudar formas de reduzir a emissão
- Analisar possibilidades para economia de recursos, combustíveis e energia
- Realizar cronograma de manutenção preventiva em máquinas e veículos
- Monitorar constantemente os pontos de emissão
- Criar o relatório de compensação de carbono
Caso a empresa não consiga compensar as emissões através dessas medidas, a solução é optar pela neutralização. Basta fazer o cálculo da compensação e procurar fundações confiáveis, detentoras de créditos de carbono, para iniciar a negociação.
Assim, o estímulo para todos os países – até os desenvolvidos – terem a oportunidade investir na produção mais limpa, ou compensar suas emissões comprando créditos de carbono, se torna cada vez maior.
Atividade econômica em equilíbrio com práticas ambientais conscientes é uma necessidade mundial. Por isso, ações e atitudes sustentáveis pautam todas as diretrizes da Sana Sports.
Acompanhe mais novidades no nosso site oficial. E não deixe de conferir nosso último artigo sobre agricultura sintrópica.
_____________________________________________________________________________________
Fontes:
sustainablecarbon.com
useargo.com
wikipedia.com.br